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Benefícios Vitamina B12

VITAMINA B12: SAIBA QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

Vitamina B12: conheça os benefícios que ela pode fazer por você

 

As vitaminas são fundamentais para nosso organismo, funcionando como combustível para diversas funções importantes e fundamentais.

 

 

Elas precisam ser ingeridas na alimentação e na maioria das vezes por meio de suplementos alimentares, já que nos dias corridos e estressantes de hoje se torna muito difícil conseguir quantidades suficientes das mesmas através da alimentação, mesmo que se tenha uma alimentação saudável o que também é raro hoje em dia.

 

 

E uma das vitaminas mais importantes a serem ingeridas é a vitamina B12. Saiba mais sobre essa substância, descubra como obtê-la em quantidades suficientes é importante para seu organismo.

 

 

Resistência e Energia:
A manutenção dos glóbulos vermelhos, pela qual a vitamina B12 é responsável, se une às suas funções no metabolismo para aliviar ou evitar a sensação de cansaço e esgotamento físico e mental. De um lado, com glóbulos vermelhos saudáveis, os músculos recebem um aporte adequado de oxigênio.

 

Como a vitamina B12 auxilia na transformação dos carboidratos ingeridos na alimentação em glicose, os músculos e a mente são abastecidos com a quantidade adequada de energia.

 

 

Proteção de células nervosas:
A vitamina B12 possui um papel importante para a proteção das células do sistema nervoso, já que é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os nossos neurônios e que regenera danos provocados nessas células tão importantes. Assim, seu ajuda a retardar ou evitar doenças derivadas da degeneração de neurônios (como a demência, por exemplo).

 

 

Evita anemia:
A vitamina B12 é um componente muito importante na formação, maturação e proteção das hemácias (glóbulos vermelhos), de forma a mantê-las saudáveis e evitar o desenvolvimento e tratar a anemia.

 

 

Perda de Peso:
A vitamina B12 contribui para a perda de já que essa vitamina é capaz de estimular o metabolismo a funcionar de forma mais acelerada, também aumentar o fornecimento de energia de um modo geral para todo o corpo. De fato, esses efeitos são extremamente benéficos para a perda de peso.

 

 

Ganho de Massa Muscular Magra:
Para quem quer ganhar massa muscular, a cobalamina é importante pelas suas funções no sistema nervoso. Através dos benefícios da vitamina B12 ao sistema nervoso, a conexão entre este sistema e os músculos se torna mais eficaz, o que faz com que os movimentos de contração muscular sejam melhores executados, resultando num treino de melhor qualidade.

 

 

Além disso, um melhor aproveitamento dos carboidratos que são uma das principais fontes de energia para os músculos torna os treinos mais intensos e eficazes, ajudando de forma direta e indireta a alcançar os objetivos de ganho de massa muscular.

 

 

Boa para idosos:
A vitamina B12 é benéfica para os idosos por dois motivos. Um deles é porque ela é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Além disso, um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, Inglaterra, comprovou que os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro ao longo dos dois anos do estudo.

 

 

Previne depressão:
Uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry concluiu que altas quantidades de vitamina B12 diminuem o risco de a pessoa desenvolver depressão e ajuda a amenizar os efeitos da depressão em pessoas que já tem a doença, principalmente se for feita a união da vitamina B12 com o ômega-3 rico em DHA e EPA.

 

 

Deficiência de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas graves. A ausência da substância leva a lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Isso irá provocar neuropatias que tem como sintomas mais comuns o formigamento nas pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária, dificuldade em se concentrar, memorizar, e podendo piorar ou contribuir para o aparecimento de quadros depressivos.

 

 

Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

-Fadiga física e mental
-Falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
-Falta de concentração
-Falhas na memória
-Paranoia e alucinações
-Pele amarelada (icterícia)
-Língua inchada e inflamada

 

 

Suplementação de vitamina B12:
A Suplementação pode se fazer necessária uma vez que nos dias corridos de hoje, uma alimentação equilibrada e cada vez mais difícil, e fatores como stress, fumo, e bebida alcoólica contribuem para baixos níveis de B12 no organismo.

 

 

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